Swipe to the left

O QUE É DESSECAÇÃO PRÉ-PLANTIO?

O QUE É DESSECAÇÃO PRÉ-PLANTIO?
Por José Mário Soffiatti 1 anos atrás 1074 Visualizações Sem comentários

Dessecação é eliminação de plantas invasoras em uma plantação ou de culturas de cobertura ou de toda a vegetação existentes em um local, incluindo ervas daninhas.

É uma ação muito comum no pré-plantio, com o objetivo de preparar o solo para receber as sementes.

Antes do plantio de qualquer cultura em qualquer parte do país, o solo precisa ser preparado para receber as sementes.
Com os nutrientes da terra controlados e a exclusão de ervas daninhas, que podem disputar essas vitaminas com as plantas que serão germinadas, as chances das plantas se desenvolverem saudáveis desde o começo são maiores.

Uma das ações mais comuns no manejo do solo pré-plantio é justamente a dessecação, que nada mais é do que a eliminação de ervas daninhas com a pulverização adequada de herbicidas.

Após a aplicação do produto, as plantas invasoras morrem no período de até 15 dias e se transformam automaticamente em composto biológico, e nutrientes e matéria orgânica, servindo como proteção para o solo. Para o plantio direto, essa decomposição é extremamente válida.

Dessecação pós emergente


Dias após o plantio, o produtor rural deve se preparar para eliminar as plantas invasoras. Literalmente separar o joio do trigo, eliminando as ervas indesejadas. Para este momento, existem herbicidas direcionados para atacar de forma específica e manter as plantações intactas.

Os objetivos da dessecação neste estágio produtivo são uniformizar a área, controlar o mato, minimizar os problemas do retardamento da colheita, obter melhor eficiência das máquinas agrícolas e redução da possibilidade de entrada de pragas e fungos que possam atacar a cultura próximo ao final do ciclo.

Por que eliminar ervas daninhas?


As ervas daninhas competem com as culturas por espaço, água e nutrientes e, por isso, precisam ser eliminadas. Também dificultam a colheita, podendo emaranhar nas máquinas agrícolas que não são projetadas para trabalharem em terrenos com culturas irregulares.

Quando a concorrência entre as plantas é grande, consequentemente a produtividade é menor e os produtores rurais, especialmente de culturas comerciais e de médio e grande escala, fazem controle rigoroso desse tipo de erva.

Quais tipos de produtos aplicar?


Para a dessecação é utilizado o herbicida. São muitas as variedades oferecidas no mercado, mas os mais utilizados são a base de glifosato, que eliminam qualquer tipo de planta invasora, independente do seu tipo.

Para melhorar a eficiência do herbicida, com o uso de menor quantidade e melhor qualidade de aplicação, os produtores mais antenados utilizam adjuvantes, que são substâncias adicionadas a calda para melhorar determinadas propriedades da solução.

Os adjuvantes são divididos em dois grupos: os modificadores e os aditivos. Os modificadores podem ser, por exemplo, produtos espalhantes, umectante, detergente, dispersante, aderente, estre outros. Já os aditivos podem ser óleo mineral, uréia, entre outras substâncias, que vão atuar diretamente na cutícula da folha, aumentando a absorção do herbicida ou outro tipo de fertilizante.

O adjuvante quebra a cerosidade da planta, melhorando o espalhamento do produto e consequentemente a cobertura da pulverização. Para que o herbicida tenha absorção acelerada, outro adjuvante pode ser adicionado à calda, podendo ser surfaCnte ou aditivo. Planta com cobertura mais eficiente, tem seu processo de secagem acelerada.

O uso correto de agroquímicos gera ganhos aos produtores



O manejo correto de agroquímicos na lavoura melhora a produção das culturas com a diminuição do aparecimento das pragas e plantas indesejadas.

A utilização de herbicidas somado com adjuvantes, gera economia de tempo, a redução de mão de obra necessária e consequentemente o custo da produção por hectare. A sua rápida ação e o efeito residual baixo são outras vantagens.

Por outro lado, o uso contínuo dos produtos com o mesmo modo de ação, com a mesma combinação de marcas e quantidades, pode aumentar o surgimento de ervas daninhas resistentes.

Por isso, é importante contar sempre com um engenheiro agrônomo para orientação sobre os processos, além de seguir os padrões estipulados pelos fabricantes e as leis ambientais.

Fertilizer Agroscience:


Conheça o Spraydflex Direct, nosso fertilizante mineral aditivado com tensoativos e surfactantes de última geração, destinados para quebra de tensão superficial, espalhante, antideriva e antiespuma.

Tecnologia: Yepcomm - Soluções em Ecommerce